Os artigos refletem a opinião pessoal do autor, e não de seus empregadores.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

SPAM no Skype

Já sabemos que hackers estão sempre buscando novas formas de espalhar seus programas. Daí que não me espanta os recentes problemas no Twitter e outros sites de relacionamento. Também não me espanta o que anda ocorrendo no Skype. Não me espanta, mas me irrita bastante!

Ao lado está uma cópia de meu Skype. Eu recebo diariamente ao menos 5 "convites" de contato, de usuários distintos e todos com URLs com propósito claro de executar download involuntário. Não tive tempo de testar-las mas não tenho dúvidas sobre o resultado final se eu as clicasse.

As primeiras reclamações e discussões datam do último trimestre de 2007. Infelizmente até agora nada foi feito de concreto. Em um contato com o suporte técnico do Skype, a recomendação é que eu desligasse a notificação de novos pedidos de contato. Como bem explicou o técnico de suporte "isso não eliminará o problema, você continuará a receber os convites de contatos, mas não aparecerá mais notificações". Dessa forma ao longo do mês os cerca de 100 convites fraudulentos que eu receberia iriam permanecer na minha tela, mas eu apenas não seria avisado. Sem comentários!

Um post de 19/08 no blog do Skype anuncia medidas que ainda serão anunciadas. Mas os comentários mostram também o nivel de irritação dos usuários. O post está em: http://share.skype.com/sites/en/2009/08/our_antispam_initiatives.html

Isso mostra como os desenvolvedores em geral estão despreparados para lidar com os problemas de spam e segurança. Para sistemas de relacionamento e IM/VOIP como o Skype isso pode ser fatal, já que os usuários podem simplesmente migrar para outro site ou software.

Nenhum comentário:

Postar um comentário