Os artigos refletem a opinião pessoal do autor, e não de seus empregadores.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Gerenciando seus Firewalls


A primeira vista a tarefa de gerenciar uma política de firewall não deveria ser das mais complicadas. A primeira lição para quem se inicia no tema não deixa de ser inspiradora para uma vida tranquila: bloqueie tudo e libere apenas o que tem que ser liberado. E realmente a tarefa não é complicada quando a empresa tem poucos dispositivos e poucas regras para gerenciar.  Essa situação no entanto muda quando uma dessas variáveis é alterada. Uma situação típica é quando a empresa precisa aderir à alguma norma regulatória do governo ou do mercado, como o PCI-DSS da indústria de pagamentos por cartão. Basta o diretor de segurança avisar ao administrador do firewall que ele precisa adequar a política de segurança a uma determinada regra que a coisa começa a complicar.

Em geral eu recomendo que uma empresa busque um produto complementar de administração de firewall quando ao menos uma das condições abaixo existe:
  • Há muitos firewalls não isolados em funcionamento. Por não isolados quero dizer dispositivos que protegem diferentes segmentos da mesma rede, e portanto um usuário ou grupo pode ter acesso via mais do que um deles. É como se a empresa tivesse uma única e grande política distribuída entre diversos equipamentos;
  • Há firewalls de diferentes fabricantes em operação, situação comum em fusões ou aquisições (sem contar é claro empresas de datacenter e gerenciamento de segurança, para os quais tais sistemas é quase um requerimento);
  • Quando a política de segurança implementada é muito extensa e granular, fazendo com que mudanças de regras seja sempre uma tarefa complexa. Nesses ambientes encontramos facilmente regras conflitantes e muitas já inúteis, cujo único efeito prático é aumentar a carga de processamento do equipamento.
  • Existe a necessidade se aderir a normas regulatórias que implicam em adequações nas regras de acesso a sistemas ou segmentos de rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário